A venda complexa depende de várias etapas de um processo de vendas bem definido para que funcione.
A venda complexa depende de várias etapas de um processo de vendas bem definido para que funcione. Neste tipo de venda o vendedor assume um papel mais consultivo e precisa fazer com que o prospect ou lead veja valor no serviço ou produto.
muito comum no universo B2B, a venda complexa é aquela que o cliente não toma a decisão de compra por impulso. É bastante comum que empresas SaaS se encaixem em um modelo de venda complexa, pois normalmente vendem soluções pouco conhecidas ou utilizadas pelo mercado em geral.
A venda complexa é aquela que exige um método ou processo comercial para a sua realização. Nesses casos, o vendedor atua como um consultor. Suas prioridades são as dores e os problemas do cliente. Para que o negócio se concretize, são necessárias sucessivas interações com o profissional de vendas, ao contrário do que ocorre em modelos de vendas self-service. Suas características são ciclos longos, atendimento a nichos de mercado pouco explorados e alto grau de inovação.
esse tipo de venda, ao contrário das vendas simples (de varejo, em que só há fechamento direto do negócio) envolve mais processos.